Nova tag no Dani Garlet: decoração e design: Composições de cor para ambientes

Olá pessoal! Para minha primeira coluna resolvi falar sobre um tema que me perguntam muito. Com qual cor eu pinto as paredes do meu quarto (sala, cozinha, apartamento, e por aí vai)? Combinar cores é uma tarefa para deixar a sua criatividade fluir, experimentar e quebrar regras. Porém, para quem está começando nesta área existem algumas composições daquelas infalíveis que quero mostrar. Em um único ambiente podemos pensar em duas ou no máximo três cores para as paredes. Ao escolher as cores é importante observar a iluminação natural em diferentes períodos do dia e também a iluminação das lâmpadas existentes. De uma maneira geral ambientes que recebem bastante luz do sol podem ser pintados em cores frias (azuis, roxos, verdes…) sem problemas, já nos que recebem pouca ou nenhuma iluminação natural é aconselhável usar cores quentes (amarelos, vermelhos…) para não criar um ambiente muito pálido e frio. Na hora de trabalhar com cores é sempre legal ter por perto um círculo cromático, como este aqui:

 

dani-garlet_andreia-lubini_designer-de-interiores_cores_ambientes_texturas_decoracao-(16)

 

 

Composição Monocromática Também conhecido como tom sobre tom. É quando escolhermos diferentes tonalidades de uma mesma cor, por exemplo, uma parede em azul turquesa e outras duas em azul mais claro. Um bom jeito de fazer essa composição é escolhendo tons da mesma folha (família) da cartela de cores, pois eles terão o mesmo matiz. Também é interessante usar o tom sobre tom quando queremos uma composição de neutros (cores como areia, bege, creme). Podemos criar ambientes lindos e nada monótonos usando o tom sobre tom. Basta usar bem as cores e texturas.

 

dani-garlet_andreia-lubini_designer-de-interiores_cores_ambientes_texturas_decoracao-02

 

 

Composição Análoga A combinação análoga usa duas ou três cores que são vizinhas no circulo cromático. Por exemplo: laranja, vermelho e rosa. Uma dica preciosa que ouvi em uma palestra de uma consultora da Suvinil foi usar cores com a mesma luminosidade. Como fazer isso? Escolha cores que estão em folhas diferentes da cartela (aquela das lojas de tinta), mas na mesma posição. Por exemplo, um roxo que está na terceira linha de uma folha com um laranja também da terceira linha de outra família. Isso significa que eles terão luminosidades parecidas e irão criar um ambiente harmônico.

 

dani-garlet_andreia-lubini_designer-de-interiores_cores_ambientes_texturas_decoracao-03

 

Composição Complementar Aqui a ideia é criar grandes contrastes e fazer das cores o centro de atenção do ambiente. As cores escolhidas são opostas no círculo cromático: azul/laranja, verde/vermelho, amarelo/roxo. Também vale a dica para escolher cores com a mesma luminosidade. A combinação de cores complementares cria ambientes bem ousados e dinâmicos.

 

dani-garlet_andreia-lubini_designer-de-interiores_cores_ambientes_texturas_decoracao-04

 

Não é tão difícil assim brincar com as cores, né? Espero que tenham ótimos resultados nos seus ambientes. Qualquer dúvida podem me encontrar no facebook.com/andreialubinidecor ou pelo email: andreia.lubini@gmail.com, que ficarei feliz em ajudar. Beijos e abraços!

 

Designer de interiores por formação e apaixonada por todos os estilos de decoração 

andréia

desde sempre, eu vivo no mundo das cores, tecidos e texturas. Amo transformar em realidade o que as pessoas sonham para seus ambientes e eventos. Nas minhas colunas quero falar sobre design e decoração sem preconceitos e sem complicação, para que todos também se apaixonem por esse mundo.

2 comentários

  1. Pingback: Vermelho e laranja podem ser usados juntos? - Dani Garlet.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *