"Momenti"

A vida é moldada em emoções, emoções estas divididas em duas partes: a efêmera, que acontece no exato momento de uma ação e a residual, que pode mudar a intensidade de acordo com estímulos olfativos, táteis, sonoros e visuais, como nas lembranças que temos e que podem ser catalisadas por uma contribuição imagética, neste caso, a fotografia que nos ajuda a viajar ao nosso passado relembrando dos momentos ou, se não os vivenciamos, imaginar o que pode ter acontecido naquele espaço de tempo histórico retratado pelas imagens que estamos vendo.

A Exposição “Momenti” que integra a 4ª Semana Ousada de Artes UFSC/Udesc, de 21 a 25 de novembro estará aberta para visitação no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, apresenta três diferentes situações: Os Desfiles, A Moda e o Cotidiano em viagens na Itália. Em cada fotografia tanto as pessoas quando os lugares convidam o espectador a vivenciar cada um desses Momentos.
“Momenti” tem continuidade na Internet em textos explicativos sobre o processo Fine Art [papel e impressão], bem como outras imagens registradas nos três estilos fotográficos apresentados.   
É interessante conhecer um pouco mais desta expressão “Fine Art” que está sendo tão utilizada atualmente. Primeiro que impressão em papéis Fine Art não é sinônimo de Impressão Fine Art. Uma coisa é o papel com todo o preparo e cuidados para receber uma impressão Fine Art e outra coisa é a Impressão Fine Art que só é considerada em Ateliers certificados para o Fine Art, onde a certificação é um processo sério e muitíssimo exigente.

A partir do dia 21 de novembro apresentaremos descrições de cada uma das 12 fotografias selecionadas para esta exposição em www.etrauer.com/momenti com vários hiperlinks que conectarão as fotos, o processo e a própria essência da fotografia.

“Momenti” só foi possível de ser realizada graças ao apoio da Solução & Imagem – distribuidor oficial Hahnemühle FineArt e Molduras Minuto de Florianópolis. Ainda assim um grande investimento foi direcionado para este projeto. O Papel utilizado nas impressões foi o Museum Etching, da Hahnemühle, 350g/m2, 100% algodão. A textura nobre do Museum Etching – um papel cartão tradicional originalmente usado para técnicas de gravura em metal – e o branco natural da sua superfície, fazem deste papel o suporte ideal para imagens de cores suaves ou com degradês suaves de cinza.
Os passer partout foram da Canson com Ph Neutro e todas as montagens cuidadosamente realizadas pela Moldura Minuto. As fotos possuem um tamanho de 40x60cm e 7,5cm de passet partout em cada borda, exceto a magnífica Luiza Brunet em tamanho diferenciado de 60x60cm ficando com 75x75cm devido aos passet partouts.
Exceto as fotos com as modelos que fazem parte do meu acervo particular, as demais são fotos em séries limitadas e assinadas de 100 exemplares nos tamanhos 40x60cm e 100 impressões em 28x38cm.

Em primeira mão aqui para vocês no Blog da DaniGarlet três fotos da Exposição:

Danny Mendes || Milão Itália

Ammirazione || Padova Itália
Juliana Imai || MDFT Florianópolis SC Brasil


Fica aqui o convite para curtir esta Exposição. Bjs e abraços – Ichigo-Ichie!


A coluna Pelo olhar de @etrauer é escrita quando ele tem um tempinho...
Edu tem mestrado em Marketing Interativo e Realidade Virtual, 
atua como Professor de Marketing Estratégico, Mídias Sociais e Marketing para Moda
nos cursos de Administração/ESAG e de Moda da Udesc.
É fotógrafo associado à Fototech e trabalha focado em Moda, Apresentações Culturais envolvendo
Dança, Shows e Teatro, além de Autoral e Fine Art que pode ser conferido em etrauer.com

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *