Entre Feijoadas, Baladas e Blocos de Rua, fique atento!

Olá leitores!!!
Dando continuidade à série “Já é Carnaval” pensei que seria interessante compartilhar com vocês essas “perguntas e respostas” sobre a folia que está rolando por aí…
 
Entre Feijoadas, Baladas e Blocos de Rua, fique atento às dicas abaixo.
 
A feijoada e churrasco estão proibidos para o folião?
São comuns, no feriado do carnaval, encontros regados à feijoada e samba. Ou ainda, juntar os amigos e a família para um churrasco. A feijoada e o churrasco fornecem muitas calorias consequência da alta quantidade de gorduras. Uma alimentação rica em gorduras prejudica a digestão podendo causar mal estar. Por isso, deve-se evitar fazer exercícios mais intensos após a ingestão dessas preparações como, por exemplo, correr, nadar ou cair na folia.

O que posso comer durante o Carnaval?Apesar de sair da rotina durante o feriado, a alimentação deve seguir algumas regras para não haver prejuízos ao organismo evitando, também, o ganho de peso. Fazer, 5 refeições (café da manhã, almoço, jantar e pequenos lanches intermediários), ingerir bastante água, consumir frutas, legumes e verduras, evitar alimentos ricos em gorduras ou açúcar simples como, frituras, massas recheadas, molhos, carnes gordas, doces, sorvetes em massa são boas atitudes no carnaval e em todos os dias. E, é claro, consumir bebidas alcoólicas com moderação.
Bebida energética com alcoólica é uma boa opção?
A bebida energética contém um teor de cafeína elevada e, por isso, está relacionada com a perda de sono e, até, taquicardia. Combinadas com bebidas alcoólicas esses efeitos são potencializados. Dessa maneira, deve-se evitar essas bebidas.

Como me recupero dos exageros do Carnaval?
Após o feriado, se cometeu algum excesso, é hora de colocar em prática uma alimentação saudável para
eliminar o exagero e controlar o peso. Não é recomendado fazer uma alimentação muito restrita, nem ficar à base de líquidos ou se alimentando muito pouco. Comer a cada 3 ou 4 horas, mantém o metabolismo mais ativo.
Dar preferência aos alimentos ricos em água como frutas, legumes e verduras irá fornecer nutrientes importantes além de ajudar na hidratação.
Reduzir alimentos ricos em gorduras fará com que o peso fique controlado e funcione melhor. A restrição gradual de calorias faz com que o peso se reduza sem prejudicar a saúde.

No mais, bom início de ano, já que dizem que no Brasil o ano começa após o Carnaval!!! Bora colocar em prática a resolução de uma vida mais saudável!!!
Beijo Grande da @juli_mari


A coluna Saúde / Exercícios Físicos é escrita
 pela @juli_mari todas as segundas.
Ela é formada em Serviço Social, atua na área de Gestão da Qualidade,
 trabalha loucamente como todas nós, é casada,
tem uma filha au-au e tenta ser o mais disciplinada possível nas atividades físicas.
Ahh, e ela também comanda o PorJuliMari
PS. nós (Juli e Dani) não somos formadas em “saúde” (embora a Juli trabalhe em uma mega empresa de saúde!), nem professoras, nem nada.  

Nós falamos aqui das NOSSAS experiências, do que NÓS achamos bacana, daquilo que NÓS vivenciamos, porque esse blog fala da #VidaReal. Assim, o que é bom para NÓS, pode não ser e não dar certo para todos.

4 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *