Pelo olhar de Edu Trauer: O Carnaval em Imagens!

* Para quem admira a arte de fotografar e quer aprender: LEIA! Beijos, Dani.

 

A fotografia dos desfiles de Escolas de Samba na avenida é uma das áreas da fotografia – ao meu ver – mais emocionantes e desafiantes, pois tudo acontece muito rápido e repleto de mudanças de luzes, cores, expressões e coreografias. É emoção pura.

 

Como fotógrafo na pista temos uma responsabilidade muito grande em não intervir e muito menos atrapalhar o desfile e as coreografias das Escolas e, de forma alguma, ser notado de fronte às Comissões Julgadoras. Devemos registrar da forma mais “invisível” possível, porém mantendo contato visual em alguns momentos com os(as) “Artistas da Avenida”.

 

São vários os estilos de fotos que podem ser produzidas, desde um âmbito geral, fotografando com grandes angulares até os pequenos detalhes de roupas, gestos e expressões. Estes últimos se reportam ao meu estilo de fotografar, geralmente com lente meia-tele e quadros mais fechados. Não existe uma regra, mas sim uma forma de pensar.

 

Sou apaixonado pelo desafio dos detalhes, pela captura – não tão fácil – das peculiaridades das mãos de Mestre-Salas e Porta-Bandeiras no momento único do toque mútuo. As velocidades dos movimentos são altíssimas e a busca do foco exige muita concentração e segurança nas configurações do equipamento. Como também tenho como característica o gosto pelo desfoque, trabalho na maior parte das vezes, para não dizer todo o tempo, com a configuração 100% no manual.

 

Um piscar de olhos da Rainha da Bateria, um salto do Cidadão Samba, os comandos dos Mestres de Baterias, as coreografias da Comissão de Frente, enfim, todos esses movimentos ímpares representam um universo de possibilidades que podem ser registrados das mais diversas formas, de acordo com o perfil e estilo de cada Fotografo(a). Por isso vemos tantas fotos diferentes e ao mesmo tempo maravilhosas do mesmo tema.

 

Detalhes importantes como o dito popular que é muito verdadeiro: “quem tem 1 câmera, não tem nenhuma” deve ser respeitado sempre que possível, pois já fiquei em um Desfile do qual tinha a responsabilidade de registrar destaques de 2 escolas e Cidadão e Cidadão Samba com uma pane em minha câmera fotográfica devido à chuva que simplesmente travou o botão disparador e fiquei desolado, acompanhando o desfile sentado no meio-fio da avenida. Câmeras fotográficas são equipamentos que envolvem mecânica e elétrica e, equipamentos estão sujeitos a panes … e panes acontecem nos momentos mais importantes. Era um dos meus primeiros carnavais na avenida e aprendi amargamente a lição: “Quem tem 1 câmera, não tem nenhuma.”

 

Outra informação que o público muitas vezes não sabe é que o equipamento fotográfico tem vida útil limitada, apenas o corpo da máquina possui em média uma vida útil de 100.000 cliques para seu obturador, o que significa que – também em média – a depreciação do corpo da câmera é de 1% a cada 1.000 cliques e, geralmente, são 1.000 cliques por cada Desfile. Como trabalhamos com 2 câmeras, flashes, e muitas baterias e cartões de memória, temos um custo significativo em cada desfile que deve ser levado em consideração, junto com a experiência adquirida, na formação de preços das fotos. É fundamental para que possamos estar novamente registrando nos próximos carnavais com a segurança de equipamentos funcionando.

 

E agora, uma das partes mais fantásticas deste carnaval, a oportunidade única de conhecer pessoas maravilhosas e simples de cada uma das agremiações, que têm o maior respeito por seu Pavilhão [a Bandeira da Escola. Desde que comecei a acompanhar as Escolas de Samba que me orgulho muito de ter conquistado a confiança e o respeito dessas Comunidades, dessas Pessoas MA.RA.VI.LHO.SAS!

Os princípios técnicos são os mesmos, mas a forma pela qual os utilizamos são únicas e um pouco deste resultado compartilhamos com vocês nas imagens abaixo.

Preparei uma seleção cuidadosa de mais de 500 fotografias em alta de cada uma das Escolas de Samba agrupadas em um DVD exclusivo que pode ser adquirido diretamente pelo Email: eduardo@etrauer.com . O valor de cada um dos DVD’s é de R$ 500,00 e guardam uma memória fantástica do Carnaval de Floripa. Outras fotos podem ser vistas em www.facebook.com/etrauer.

Beijos, abraços e muito obrigado Comunidades!
Ichigo-Ichie
Edu

 

4 comentários

  1. Fabiana Maria Fidelis
    Parabéns, Eduardo!! Lindíssimas fotos e um texto bem didático!!! Sou amante da fotografia e também já vivi na pele a questão “quem tem uma câmera , não tem nenhuma”. Estava em Fernando de Noronha e no segundo dia, de uma viagem de 7, a máquina estragou!! 🙁
    Tive que apelar para a máquina à prova d’água para poder fazer os registros daquele paraíso!
    Admiro muito o seu trabalho!
  2. Obrigado Fabi!!
    Fernando de Noronha está na lista dos lugares p/ conhecer! A tecnologia algumas vezes nos prega “essas peças” Jamais esquecerei aquele Carnaval, sorte que conheci alguns Fotógrafos na Avenida e pedi aos mesmos para registrarem as fotos que haviam ficado sob minha responsabilidade.
    É muito bom compartilhar um pouco do nosso olhar e experiência aqui na DaniGarlet, na verdade, é uma honra!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *