12 de Março, 6 anos de Fotografia de Moda‏

Sempre gostei de fotografia e comunicação, porém como em muitas atividades, deixava para depois, afinal de contas, “não tinha tempo para a fotografia” e foram muitos anos desta forma, adiando o que “acreditava não ter tempo”. Lembro que quando criança também curtia muito a fotografia e ficava torcendo e sonhando ao aguardar as fotos serem reveladas. Na adolescência comprei a minha primeira máquina, uma Olympus Trip MD e a primeira foto na Colônia de Férias do Colégio Catarinense, em Pinheiral – Marjor Gercino SC, foi premiada nas Olimpíadas do Colégio. No ano de 1996 tive o meu primeiro contato com a forma profissional de fotografar, no Curso de Comunicação & Propaganda no módulo de Fotografia ministrado pelo excelente profissional e agora amigo Cláudio Brandão, curso que na sua próxima edição já estava como Professor do módulo de Pesquisa de Marketing.
Em 2001 comprei uma Nikon compacta, com filme para registrar o tempo em que morei no Canadá e finalmente, em fevereiro de 2006 tomei a sábia decisão de não postergar mais o desejo de aprender técnicas e atitudes na fotografia.
Já conhecia o Fotografo Edu Lyra pelo seu trabalho e relacionamentos profissionais com a empresa da minha família e sabia que ele ministrava workshops e cursos de fotografia básica. Foi onde dei o segundo passo neste maravilhoso universo. Logo na seqüência, um dos Fotógrafos que mais admiro e por seu talento, grande conhecimento e exímia didática viria a ministrar dois workshops no Estúdio do Edu Lyra, um sobre iluminação de estúdio e o outro sobre direção de modelos. O módulo básico do Edu já havia me contagiado, comprei minha terceira câmera, agora digital, uma Rebel XT da Canon com a lente do kit básico, 18-55mm e fui em frente. O Edu não permitiu que eu fizesse o módulo de iluminação em estúdio que era um módulo avançado e eu mal sabia mexer no básico do básico da câmera, porém permitiu que eu participasse do workshop de Direção de Modelos com o Clicio. Eu queria muito aprender mais e mais e sempre sonhava com a fotografia de moda.
Não pestanejei para efetivar a inscrição e desde então, a constante busca pelo informação e o desenvolver de novos conhecimentos e aptidões se tornaram uma constante em minha vida, aliando a fotografia ao marketing e vice-versa onde ambos contribuem igualmente nas aulas da Universidade e no Mercado. É claro que o investimento em equipamentos também veio ao encontro das necessidades de mercado.
O curso era para poucas pessoas e, dentre elas, somente eu era o novato sendo todos os demais fotógrafos com algum tempo de mercado. Lembro como se fosse hoje da primeira foto, no dia 12 de março de 2006 neste workshop e que foi também uma das primeiras fotos da modelo Ana Paula Pfleger, uma das modelos que atualmente mais encanta nas passarelas do Estado. Esta foto foi para o portfólio dela na Ford Models SC e quanto a mim, já estava completamente fascinado pela magia da fotografia e encantado por tudo que o Mestre Clício representa para este universo.
E hoje, 12 de março de 2012 às 12:50 completa exatamente 6 anos que realizei a primeira foto dirigindo uma modelo, a Ana Paula Pfleger que participava do workshop de Direção de Modelos do Clicio [esta foto, com o olhar pensativo compartilho com vocês .. Lembras Ana, do sonho que buscastes nas pedras de Cacupé, como parte da introspecção nesta direção em especial!] O interessante é que percebi um talento especial na Ana e venho acompanhando o seu trabalho desde então que é mostrado um pouco aqui na DaniGarlet. A Ana Paula é grande destaque e vem brilhando nas passarelas de SC e tenho orgulho de ter começado a fotografar com ela. Parabéns Aninha, fazes parte desta história!!
Bjs e abraços,
Ichigo-Ichie
Eduardo Trauer

 

1 comentário

  1. Nossa que lindo, ler assim, a história e ver o quanto o sonho foi sendo alcançado… no início tímido, e hoje com uma explosão de profissionalismo!

    Parabéns, e muito, muito sucesso!

    BeijoO°
    JuhCimiano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *