O que te faz feliz com Eduardo Trauer!

O que te faz feliz … Em se plantando .. tudo dá!


A vida passa rápido e a rotina na sua grande maioria das vezes nos impede de fazer mos o que gostamos.. Espera aí, a rotina nos impede ou somos nós que nos impedimos?
Cresci no meio de plantações e fazendas e há muito tempo que trazia somente nas lembranças o que era cultivar uma horta. Lembrei recentemente do mês em que morei no Japão, país em que nas cidades do interior, praticamente todas as casas tem um cultivo de hortaliças, por menor que seja. Quando retornei, trouxe comigo algumas sementes variadas de frutas e verduras que estavam guardadas até a pouco tempo. Trouxe também alguns pacotes de sementes da Itália e resolvi que já havia passado o tempo de plantá-las, afinal de contas, ter as sementes em um pacote não tem graça!
Resolvi transformar um pequeno espaço de terra de cerca de 1 x 4 metros em uma horta e a boa aventura começou. Foram dois domingos dos quais retirei cerca de 1 tonelada de barro e entulho para substituir por terra adubada. Feito isso, as sementes foram lançadas e, nesta terra, em se plantando, tudo dá!

Tomates nascem feito mato, e começa a plantação: Nabo (o maior do mundo, diretamente da base do Vulcão de Kagoshima), cenouras e cebolinha do Japão, pomodoro e peperone da Itália, funcho, guaco, batata, manjericão, café e tantos outros.
Tudo está nascendo com muita vida e energia. Qualquer pequeno espaço basta para um pouco a mais de vida próxima de nossas vidas.
É simples, é fácil e traz uma energia muito grande que nos encanta. Observar e pensar na quantidade de energia necessária para fazer com que uma semente possa brotar e se transformar em uma planta é algo maravilhoso. Mais fantástico ainda é colher um fruto, neste caso café, que foi plantado de semente há cerca de 4 anos atrás, mais precisamente no dia 17 de agosto de 2007.
Todas as residências, das mais simples às mais luxuosas poderiam ter canteiros com alimentos, assim como os canteiros das ruas. Nosso país desperdiça espaços públicos e férteis que transformar-se-iam, se quiséssemos, em fonte de alimentos saudáveis.
Como diria Mário Quintana em seu “Poeminho do Contra”, de 1978: “Todos esses que aí estão Atravancando meu caminho, Eles passarão… Eu passarinho!”

O Edu é fotógrafo e esse é o site dele http://www.etrauer.com/ e claro, ele está sempre no @etrauer, sigam!

E aí? O que te faz feliz ?

Gostaram?
Se você quer ler as outras pessoas que já participaram e coisas que valem a pena ler, ouvir ou assistir, clique aqui.

Beijos de ‘O Que Te Faz Feliz’!

8 comentários

  1. Edu
    Quando a Dani Garlet pediu p/ escrever sobre esse tema – "O que te faz Feliz" que é um clássico no seu Blog, comecei a pensar em como começar e, é claro, integrando a Fotografia, que já é parte da minha vida. Quando a felicidade vem em mente, uma das primeiras coisas que surgem é um bilhete premiado da loteria – por via das dúvidas, jogo meus números todas semanas – mas logo depois surgem várias outras situações repletas de simplicidade que a rotina severa do dia-a-dia insiste em nos fazer esquecer.
    E uma delas é o convívio com a terra e com plantas. Well, como exatamente no dia em que a Dani pediu o Post eu estava transformando um canteiro de barro e entulho em uma horta, a conexão veio na hora. As sementes já estavam preparadas – e nascem rápido – e 2 domingos foram o suficiente para transformar um espaço comum e nem tão interessante em um princípio de uma horta que, dentro de alguns meses, estará contribuindo com alimento saudável.
    Aqui em nosso país, onde tudo o que plantamos nasce, nem sempre valorizamos esta dádiva. No Japão, onde morei por pouco mais de 1 mês, cada centímetro quadrado vale ouro e podes crer, tem alguma coisa plantada!!
    Para complementar o Post, fotografei as plantas que estão nascendo em ângulos simples, porém bem interessantes e as fotos saem como vida também. Simples assim!
    Tks Dani!!
  2. Anna
    Esse é o fotografo q escrevi aqui as vezes né Dani?
    Adoreiiiii as fotos, nossa, lindas e a hstória e bem essa… vivemos correndo, qdo a alegria pode estar pertinho…

    beijo
    Anna

  3. Suspell
    ahh que inveja dessas 1X4!!
    Aqui em casa tenho mais só em vazo.. não tenho nem um centímetro de terra.. mais mesmo assim tenho cenora… gengibre e temperos…
    Adoro perder uns minutinhos regando minhas plantinhas de manhã cedinho…

    =))

    ahh lindassssss as fotosss!!

    Beijosss

    http://www.SUSPELL.blogspot.com

  4. Juli Mari
    Adorei, Edu!!!

    Um belo incentivo para todos nós!! E as fotos?? Lindas como sempre!!

    Parabéns!!!

    Beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *