Movimento chama atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama


O mês de outubro é dedicado à conscientização de toda sociedade sobre as atitudes necessárias para promover a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Para isso, o Movimento Outubro Rosa propõe que monumentos, prédios públicos e locais históricos de várias partes do Brasil e do mundo sejam iluminados com a cor rosa, com o objetivo de chamar a atenção para a causa. 

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde (Femama) faz o lançamento nacional do Outubro Rosa 2011 com uma campanha que pretende envolver toda a família com a mulher na luta contra o câncer de mama. Empresas, entidades e toda a população são motivadas a participar. 

A doença
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura, por isso, é importante que todos mantenham-se informados sobre seus fatores de risco e diagnóstico. Segundo o Inca, as formas mais eficazes para detecção precoce são o exame clínico e a mamografia.

O Inca não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama e alerta que o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por um profissional de saúde. Saiba mais sobre a doença no site do Inca.



Fonte: Texto extraída na íntegra de http://www.unimedflorianopolis.com.br, em 07/10/2011.

A coluna Saúde / Exercícios Físicos é escrita
 pela @juli_mari todas as segundas.
Ela é formada em Serviço Social,
 atua na área de Gestão da Qualidade,
 trabalha loucamente como todas nós, é casada,
tem uma filha au-au e tenta ser o mais disciplinada
 possível nas atividades físicas.
Ela não tem mais um blog, todas as suas ideias estão aqui!

Adicionar legenda


3 comentários

  1. Karol Policarpo
    SuperHiperMegaPower apoio essa causa…!!! \\\o///
    A 4 meses atras minha mãe retirou as duas mamas e as glândulas das axilas…
    Já passamos pela fase mais crítica…o mais pesado já passou,que foram as aplicações de Quimio Vermelha e agora nos restam 13 das amarelas…que são mais amenas..
    Mt se fala sobre o câncer de mama,sobre o descuido que temos com o nosso corpo,mas pouco é dito que a doença pode Sim aparecer de uma hr para outra…não podemos esquecer que Câncer é uma doença completamente Covarde e que age em silêncio.

    Minha mãe fazia exames a cada 6 meses,pq já havia retirado um nódulo benigno a 13 anos atras,e mesmo assim ele apareceu do nd e foi em um exame de toque.
    Porém qdo td foi descoberto puxamos tds os exames que ela havia feito nos últimos 6 anos,e sabe o que descobrimos?..Que haviam calcificações desde 2007 e sabe o que a minha mãe lembrou?..que o médico que a conhecia a 28 anos disse que esse tipo de coisa aparecia na mulher após os 50 anos …que era normal..ok!..pode até ser..mas pq não fomos mais a fundo?
    Pois é…nos revoltamos..culpamos o médico..nos culpamos…mais tarde nos acalmamos e acabamos nos conformando (dentro do possível).

    Por isso eu sempre digo…O QUE NÃO VEIO COM VC,NÃO PERTENCE AO SEU CORPO!!
    TEMOS QUE APRENDER A QUESTIONAR,INTERROGAR,A PEDIR MAIS QUE UMA OPINIÃO…não confie…Hj a maioria dos médicos (principalmente os particulares) nos fazem pensar e sentir como se eles estivessem nos fazendo um favor e correm com as consultas,porém é mt pelo contrário..tanto oS particulares qto os do governo são pagos com o nosso suado dinheirinho,pagamos impostos e consultas altíssimas..

    É do nosso corpo que estamos falando amiguinhas..
    as vezes vale mais a gente deixar de comprar aquela "roupitcha" perfeita,aquela bolsa inspired e procurar um médico, fazer tds os exames necessários…para mulheres Saudáveis 1x por ano é mais do que suficiente..perdemos certos ciclos da moda…mais com td certeza ganhamos mts anos de estilo e tendencia com os anos de vida que ganharemos..nosso corpo é o nosso maior bem!!

    (ops…falei demais..de novo..os textos da Juli sempre me estimulam…huahauha…)

    Beijos Amorinhas…
    Fico mt feliz que vcs tb estejam plantando essa sementinha na cabecinha de quem por aqui visita!!
    =o***

  2. Juli Mari
    Que bom que você apoia, Aline!!!

    Nossa Karol!!! Adorei seu comentário!!! Falou muito bem!!!! =)

    Beijo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *